Finalizando cliente na prática -

Finalizando cliente na prática

fidelizando clientes na prática

Não é à toa que manter um cliente é mais difícil de conseguir um novo. De fato, a fidelização de clientes na empresa Contábil resulta em redução de custos e maior previsibilidade de faturamento. Mas você sabe como elevar essa retenção e aprimorar o atendimento para que a satisfação de cada um deles seja ainda maior?

Um bom ponta-pé inicial é mostrar o verdadeiro valor do seu trabalho. Longe de ser apenas o profissional responsável pela burocracia relativa ao cumprimento das obrigações, o Contador tem se tornado um consultor completo, apto a oferecer aos clientes bem mais do que o preenchimento de guias de imposto e auxiliando em diversas funções, como:

  • Gestão financeira
  • Planejamento estratégico
  • Questões trabalhistas
  • Gestão empresarial
  • Tranquilidade com o fisco

O desafio talvez seja criar o relacionamento com seu cliente para que ele entenda a função vital da Contabilidade em seu negócio. Mas não como um mal necessário, mas sim como uma peça fundamental para qualquer empresa.

Para tanto, desenvolvemos algumas dicas para te ajudar nesse dificultoso, porém necessário processo.  

Fidelização de clientes na empresa Contábil: passo a passo

Algumas dessas dicas listadas abaixo podem até parecer óbvias, entretanto, são essenciais, não somente para empresas Contábeis, mas para qualquer negócio que deseje manter seus clientes e destacar-se no mercado, construindo a imagem de uma marca sólida e respeitável.

Bom atendimento

Um bom atendimento é a base para fidelização de clientes, afinal, ser acessível a sugestões, elogios e reclamações e estar atento a dúvidas e demandas do cliente é imprescindível. O cliente precisa ver em você um consultor com um canal direto e aberto sempre que possível. 

Treinamento da equipe

Uma empresa Contábil não depende apenas do sócio responsável para operar, e você não será o único a atender ao cliente, então, para que a fidelização de clientes na empresa Contábil seja eficiente, é necessário que toda a sua equipe seja treinada para o atendimento. O bom atendimento deve fazer parte da cultura da sua empresa.

Organização das rotinas administrativas

A organização é muito importante quando o assunto é fidelização de clientes. Perder um documento que o cliente já enviou ou esquecer a data de alguma obrigação a ser cumprida junto ao fisco pode levar a sua empresa a perder mercado. Confiança e solidez faz parte do nosso serviço e, por isso, esses desleixos podem atrapalhar a relação contador x cliente.

Cumprimento de prazos

Para que a fidelização de clientes na empresa Contábil seja eficaz, é preciso ser realista e sincero quanto aos prazos. Por isso, nunca prometa o que não pode cumprir para ganhar um contrato, pois a imagem da sua marca depende dela ser capaz de entregar aquilo que combinou.

Fique atento também aos prazos das obrigações que o cliente precisa cumprir junto ao fisco. Perder um deles pode trazer prejuízo para a empresa do cliente e para você, além da possível responsabilização do seu escritório. Portanto, ficar atento a questões como datas e horários é imprescindível.

Constante inovação

Todo profissional precisa de se atualizar, e isso não é diferente com os Contadores. É necessário que você esteja sempre buscando novas maneiras e formas mais eficientes de realizar as tarefas Contábeis. Softwares, aplicativos, sites, atualizações de leis, enfim, nunca deixe de dar sugestões de inovação ao seu cliente.

Autoridade

Se você deseja fidelizar seus clientes, é importante mostrar autoridade sobre a frente que escolheu atuar. Afinal, é muito melhor ser atendido por um especialista, não é verdade? E pra se especializar é necessário investir em treinamentos, workshops e cursos. Não esqueça de que esse conhecimento não deve ficar restrito ao gestor — é preciso que toda a equipe compartilhe das atualizações.

Preparado para a fidelização de clientes?

Como vimos, a fidelização do cliente passa, principalmente, pela prestação de um serviço de alto nível, que compreende o atendimento das necessidades e das demandas dele e vai além, podendo chegar em uma atuação que oferece assessoria estratégica para a tomada de decisão.

Nesse sentido, o atendimento de qualidade é um dos principais instrumentos para reforçar os laços com o cliente. Como nem sempre esse quesito é atendido em empresas de Contabilidade, busque treinar sua equipe e deixar, cada vez mais, o papel burocrático para assumir a sua função de parceiro do gestor.

Márcio Bento

Contador, CEO da Patrimonium Contabilidade, fundada em 2011. Já atendeu mais de 1.000 clientes em 23 estados, com 15 anos de experiência na área.

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