Fidelização de clientes: descubra 5 estratégias de como aplicar

fidelização do cliente

A fidelização de clientes é uma estratégia que deve ser adotada como prioridade por todo gestor que deseja elevar os resultados da sua empresa.

Para quem tem um escritório de contabilidade, vale a mesma regra.

Afinal, um cliente satisfeito volta a contratar seus serviços, além de indicar o seu trabalho para mais pessoas.

Na prática, significa que você não apenas está trabalhando para manter clientes, como também para atrair novos.

Tenho certeza de que esse é um assunto do seu interesse.

Por isso, criei um conteúdo completo, recheado de dicas úteis para você colocar em prática hoje mesmo.

Siga acompanhando!

O que é a fidelização de clientes?

A fidelização de clientes pode ser definida como a conquista da preferência e confiança do consumidor.

Trata-se de uma estratégia para manter determinado público ativo na base de clientes ao longo do tempo.

Na realidade de um escritório contábil, é aquele perfil que não apenas mantém demandas recorrentes, como também volta a contratar serviços periodicamente, como planejamento tributário, declaração de Imposto de Renda e outros.

Assim, quando pensar em adquirir novamente um produto ou serviço, o cliente fidelizado não vai cogitar trocar de marca, pois já tem sua escolha bastante clara.

Isso acontece porque tem satisfação em negociar com uma empresa ou profissional em especial – por vezes, aceitando pagar um pouco mais por isso.

É também um promotor da marca, atuando em defesa dela, validando a qualidade de suas soluções e a indicando a novos clientes em potencial.

Qual é a diferença entre fidelização e satisfação do cliente?

fidelização e satisfação do cliente

Há quem confunda fidelização e satisfação de clientes, usando os termos como sinônimos.

No entanto, eles têm significados diferentes.

A fidelização está relacionada à preferência do cliente pela marca.

Em outras palavras, ele não pensa duas vezes antes de comprar produtos ou contratar serviços de determinada empresa.

Já a satisfação diz respeito ao nível de contentamento ao adquirir determinada solução.

Assim, nesse caso, é possível afirmar que o cliente teve uma experiência positiva com a marca.

Isso implica encontrar o que procurava, ser bem atendido e avaliar o serviço ou produto como tendo um preço justo.

É importante destacar que, mesmo o consumidor estando satisfeito, por motivos diversos, ele pode não ser fiel à marca.

Mas é sempre o primeiro passo para, de fato, conquistar a sua fidelidade.

Como funciona a fidelização de clientes?

A fidelização dos consumidores pode ser realizada com uma série de ações de marketing e foco no relacionamento, tendo como base a jornada do cliente.

Vou falar sobre a realidade de um escritório contábil.

Para começar, a qualidade dos serviços oferecidos é um princípio básico para garantir a satisfação.

O ágil atendimento às demandas também é essencial para assegurar uma boa relação com a marca.

Quando você alia esses dois fatores, promove a satisfação do cliente e dá um passo certeiro para que ele volte a negociar com seu escritório.

E o que acontece a partir daí?

Pode o cliente firmar um contrato de prestação de serviços recorrentes com você.

Também pode procurar seu escritório sempre que uma necessidade contábil surgir.

Em ambas as situações, você é a escolha desse cliente. Ou seja, ele é fiel ao seu negócio.

Por que investir na fidelização de clientes?

Um dos grandes nomes do marketing moderno, Philip Kotler, é enfático ao dizer que manter um cliente custa cinco a sete vezes menos do que conquistar um novo.

Logo, ter atenção a essa realidade é fundamental para garantir a competitividade do seu escritório de contabilidade e otimizar os recursos empregados.

Além disso, um cliente satisfeito pode influenciar muitas outras pessoas com informações positivas sobre os seus serviços, o que gera mais valor para o seu negócio.

Gosto de destacar também os reflexos positivos nas finanças.

Afinal, investindo na manutenção e satisfação de clientes, você garante receitas recorrentes, além de ter neles uma parceria para a atração de novos públicos.

Acredite: o marketing boca a boca é uma das formas mais baratas de conquistar clientes.

Graus de fidelidade de um cliente

Graus de fidelidade de um cliente

Philip Kotler classificou a fidelidade dos clientes em quatro grupos.

Entender cada um ajuda a identificar em qual estágio estão as pessoas e empresas da sua base de contatos.

Com isso, você será capaz de pensar em ações para aumentar o nível de fidelização do seu público com a marca.

Acompanhe!

Fiéis convictos

São os clientes que adquirem produtos e serviços sempre da mesma marca.

Fiéis inconstantes

São consumidores que mudam de marca a todo o momento.

Infiéis

São clientes sem preferência alguma.

Fiéis divididos

São consumidores recorrentes e, por isso, considerados fiéis, mas que negociam com duas a três marcas distintas simultaneamente.

Assim, para as empresas, o ideal é que os seus clientes se mantenham convictos ou divididos.

Dessa forma, asseguram poder de influência no mercado, além de crescimento das vendas.

Quais são as estratégias de fidelização de clientes? Conheça 5 dicas!

estratégias de fidelização de clientes

Ao considerar que a venda para um cliente fidelizado tem um custo bem menor do que se comparado à aquisição de um novo, a importância dessa estratégia fica ainda mais evidente.

Para ajudar a fidelizar os seus consumidores, separei cinco dicas para você colocar em prática agora mesmo.

1. Entenda as necessidades do cliente

Depois de conquistar um cliente, você precisa dar atenção a ele. 

E uma maneira de fazer isso é ouvindo os seus anseios e demandas.

Desse modo, fica mais fácil pensar em soluções personalizadas que possam atendê-lo de forma satisfatória.

A palavra-chave aqui é contabilidade consultiva.

Você já está pronto para ser o consultor que seu cliente precisa?

2. Ofereça um atendimento de excelência

Os clientes estão cada vez mais exigentes, e isso acontece porque a concorrência é ampla em todos os segmentos, incluindo o contábil.

Além disso, com a popularização da internet, as informações estão muito mais fáceis de serem acessadas.

Logo, uma boa experiência no atendimento e na resolução dos problemas é essencial para gerar valor para o cliente, favorecendo a sua fidelização.

3. Crie experiências personalizadas

Já se perguntou o que faria o seu cliente ficar para sempre com você?

Um bom relacionamento interpessoal? Entregar mais do que o esperado? Conseguir uma redução na carga tributária dos produtos dele?

Ao responder a essas questões e colocar as ideias em prática, você estará mais perto de criar experiências personalizadas e positivas para o seu cliente.

E tudo isso favorece a retenção e a fidelização.

4. Tenha um bom relacionamento com o cliente

Como já mencionei, informações técnicas são fáceis de serem encontradas hoje em dia, com a ajuda da internet.

O que vai, de fato, diferenciar o seu escritório de contabilidade é a forma como você e a sua equipe se relacionam com o público.

Pequenos gestos, como felicitar no dia do aniversário com uma ligação ou e-mail, enviar um brinde de Natal ou recepcioná-lo com um cafezinho, são eles.

São ações que fazem o cliente se sentir especial, favorecendo a sua permanência na empresa.

5. Esteja à disposição do cliente

Como disse, depois de conquistar o cliente, você tem que dar atenção a ele.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, quem se destaca no mercado são aqueles negócios e profissionais dispostos a entregar um pouco a mais.

Veja o meu exemplo: um cliente me ligou no domingo, às 10h da manhã, e eu atendi.

Por que fiz isso? 

Porque sei que as empresas dos meus assessorados não param, e como bom contador, tenho que seguir o ritmo deles.

Uma carga pode estar na estrada dependendo de uma liberação fiscal. Se eu não atendo, posso causar enormes prejuízos para o meu cliente.

Logo, tenha em mente que você precisa se manter acessível e disposto a ter contato com eles.

Caso não possa fazer isso sozinho, sete dias na semana, conte com uma equipe de apoio.

O importante é que o cliente seja atendido e orientado.

Afinal, o seu escritório de contabilidade só existe porque alguém precisa dos seus serviços.

Como posso ajudar você a fidelizar os clientes da sua empresa?

Ao longo dos meus anos de experiência no ramo da contabilidade, aprendi a lidar não só com processos fiscais, mas também com pessoas.

Essa é uma habilidade que não se aprende nos bancos da faculdade. 

No meu caso, foi a prática no dia a dia, a necessidade de realizar melhores entregas e a vontade de fazer o negócio dar certo que me impulsionou a adquirir esses conhecimentos.

Isso fez com que eu buscasse desenvolver uma boa comunicação e também um relacionamento sólido com os meus clientes.

Assim, reuni esse conhecimento em um curso acessível a todos os contadores, com uma linguagem simples e altamente eficaz.

Curso “Como tornar a Contabilidade um negócio extremamente lucrativo”

No curso Como tornar a Contabilidade um negócio extremamente lucrativo, ofereço um passo a passo para você conquistar e satisfazer os seus consumidores.

Com uma abordagem prática e inserida no contexto da área, revelo as estratégias que uso para fidelizar os meus clientes, mas que você também pode usar no seu escritório.

Você terá acesso a um conhecimento sólido, prático e que realmente funciona, em módulos de curta duração e extremamente dinâmicos, assim como o mercado contábil.

Se quer ser um verdadeiro consultor em contabilidade, esse é o curso certo!

Conclusão

Como coloquei ao longo deste artigo, a fidelização de clientes é essencial para que o seu escritório de contabilidade se mantenha lucrativo.

Tudo passa por apostar nas ações certas, como dar atenção ao seu assessorado, atender bem as necessidades dele e oferecer uma boa experiência.

Isso é fundamental para que você consiga tê-lo por mais tempo, gerando uma importante fonte de receitas.

Além disso, fazendo o meu curso Como tornar a Contabilidade um negócio extremamente lucrativo, você vai ter acesso às estratégias já consolidadas que uso na minha empresa para a fidelização de clientes.

Aproveite essa oportunidade!

E não deixe de conferir mais conteúdos como este na Patrimonium Thinking.

Márcio Bento

Contador, CEO da Patrimonium Contabilidade, fundada em 2011. Já atendeu mais de 1.000 clientes em 23 estados, com 15 anos de experiência na área.

Criado e desenvolvido por Olah Comunicação Digital.