Como atrair clientes: como fazer, importância e benefícios

Como atrair clientes

Saber como atrair clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Essa não é uma tarefa fácil, já que a concorrência é acirrada e o público está cada vez mais exigente em todos os ramos.

Além disso, muitos empreendedores ainda têm dúvidas a respeito de como fazer, sua importância e os benefícios da atração dos clientes para a empresa.

Mas essa não é uma missão impossível.

Com planejamento e estratégia, é possível alcançar a mente e o coração dos consumidores.

Para ajudar você, preparei este artigo com dicas valiosas sobre como atrair clientes e fidelizá-los.

Então, siga a leitura e confira!

A importância de atrair clientes

Qual negócio sobrevive sem receitas?

Nenhum, não é verdade?

Saber atrair clientes é fundamental para gerar vendas, conquistar mercados e consolidar a marca.

E isso vale para qualquer empresa, incluindo aí escritórios de contabilidade.

Afinal, os consumidores são a base dela e devem ser tratados com o máximo de consideração para que fiquem satisfeitos com a experiência dos serviços oferecidos.

Por isso, contar com boas estratégias de marketing, uma equipe de vendas bem treinada e programas de relacionamento eficientes se mostra essencial para manter o público fiel e cativar novos clientes.

Quando a empresa tem uma estratégia voltada a esse objetivo, ela se torna mais competitiva no mercado.

Benefícios de atrair seus clientes

No tópico anterior, eu já dei algumas pistas sobre os benefícios da atração de clientes.

Mas há outros que você precisa conhecer.

Se quer motivos para propor uma estratégias de atração, aqui vão eles:

Fidelização

Uma vez que o consumidor conhece um serviço e se sente atendido por ele, não vê motivos para buscar a solução de outra empresa sempre que uma nova necessidade surge.

No entanto, não há fidelização sem dar o passo inicial.

Nesse caso, vale a máxima de que “a primeira impressão é a que fica”.

É importante contar com estratégias de atração para conquistar a sua atenção e preferência desde o momento da divulgação.

Confiança

A credibilidade dos serviços da empresa e dos seus profissionais é fundamental para conquistar a confiança do público.

A recorrência de boas interações ainda gera uma relação de parceria entre ela e o cliente.

Só que essa confiança não surge por acaso.

Você precisa de pessoas que contratem seus serviços e possam dar seu depoimento a outros potenciais clientes.

Autoridade

Com clientes satisfeitos e uma boa reputação no mercado, fica fácil atrair mais pessoas para conhecer as soluções da empresa.

Isso faz com que a sua marca seja reconhecida como referência no segmento em que atua.

E adivinhe só como essa autoridade é construída? Sim, com novos clientes.

Fundamentos básicos para atrair clientes

Fundamentos básicos para atrair clientes

Não existe receita pronta para atrair clientes.

Como falei, eles estão cada vez mais exigentes, sabem o que querem e, com a ajuda da internet, pesquisam bastante sobre as diversas possibilidades de produtos e serviços disponíveis.

No entanto, existem fundamentos básicos de vendas que devem ser considerados para garantir o sucesso do seu negócio.

Acompanhe!

Saiba gerir a empresa

Uma administração efetiva do negócio, com planejamento, ferramentas de gestão, sistemas contábeis e gerenciamento de pessoas, é fundamental para o sucesso de qualquer escritório.

Afinal, não adianta entrar em contato com o cliente e fazer inúmeras promessas se a realidade não condiz com a promessa inicial.

Tal atitude geraria o efeito contrário aos benefícios citados acima.

Por isso, tenha disciplina e comprometimento com a gestão estratégica do seu negócio.

Ofereça um atendimento personalizado ao cliente

O consumidor da atualidade, além de produtos e serviços, busca adquirir uma boa experiência.

Isso é viável com um atendimento personalizado.

Portanto, entenda o seu cliente, receba-o com simpatia, compreenda sua demanda e flexibilize as condições, na medida do possível.

Disponibilize caixas de sugestões e ofereça recompensas para quem apresentar alguma ideia executável.

Com isso, sua relação com o cliente estará mais próxima.

Tenha metas de crescimento

Para validar se as suas ações estão tendo resultados positivos, tenha metas de crescimento em longo prazo. 

Esse passo é fundamental para ter controle do engajamento que está sendo gerado com seus clientes e do retorno, tanto positivo quanto negativo, demonstrado por eles.

Mostre os impactos dos custos

Faça com que o consumidor esteja ciente de que os valores cobrados são justos e competitivos.

Exponha a qualidade da sua solução e como vale a pena, às vezes, investir mais para obter um retorno melhor.

Acompanhe o segmento de mercado do seu potencial cliente

Para atrair mais clientes, é fundamental conhecer o seu público-alvo e direcionar suas ações pautadas nos interesses dele.

Além disso, é importante criar estratégias que também sejam relevantes para a sua empresa, visando um lucro maior.

Como atrair clientes?

 Como atrair novos clientes

Chegamos ao ponto alto!

Para atrair clientes, é essencial criar um plano de negócios consistente.

Confira as dicas a seguir e faça adaptações de acordo com a realidade da sua empresa.

Conheça seu público-alvo

Conhecer o seu público-alvo é fundamental para atraí-lo de forma eficiente.

Para isso, tenha atenção às demandas desses consumidores, às novidades do mercado, às tendências da área, entre outras questões.

É importante estar sempre um passo à frente e buscar suprir anseios que sequer foram expostos.

Invista na estrutura do seu espaço

Muitos clientes são atraídos por uma empresa pelo simples fato de ela apresentar uma estrutura acessível, segura, limpa, confortável e acolhedora.

Esse é um grande diferencial e faz com que o consumidor se sinta interessado a conhecer o ambiente.

Ainda que muitos atendimentos sejam feitos de forma remota, um escritório contábil sempre precisa estar pronto para receber os clientes.

Invista em tecnologia

Investir em tecnologia é indispensável para o sucesso de qualquer negócio.

Portanto, otimize a relação com o seu cliente, oferecendo soluções online para que ele consiga ter acesso aos seus serviços de onde estiver, a hora que quiser.

Quer um exemplo?

Disponibilizar informações e relatórios em nuvem, como balancetes, permite a consulta rápida a partir de qualquer dispositivos conectado à internet.

Invista na apresentação

A apresentação dos seus serviços é muito relevante para garantir a atração do cliente.

Para acertar nesse ponto, faça estudos psicológicos e de tendências sobre seu público-alvo, além de considerar o que a concorrência tem feito.

Exponha com franqueza e encanto todas as qualidades da sua empresa.

Dessa forma, será transmitido um sentimento de urgência para conhecer o seu trabalho.

Esteja presente nas redes sociais

Atualmente, estar presente nas redes sociais não tem nada de luxo, mas de obrigação.

Afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas e é muito comum que busquem interação com as empresas por meio desses canais.

Por isso, organize suas redes sociais de modo a levar conteúdos de interesse para o seu cliente.

Esteja sempre disponível para sanar dúvidas e se engaje nas causas da atualidade.

Compartilhe conhecimento

Não se limite somente a oferecer informações sobre seus serviços.

Compartilhe conhecimento e curiosidades com seus clientes.

Isso vai fazer com que eles tenham cada vez mais confiança e apreço pela empresa, além de ficarem mais bem informados.

Dicas [BÔNUS]

dicas de como atrair clientes

Como deu para ver até aqui, atrair clientes é um esforço constante.

Você precisa ter atenção às tendências, investir em ações que evidenciem sua marca e o que ela oferece, além de garantir uma boa experiência para o seu público.

Tem dúvidas nessa hora?

As dicas abaixo vão ajudar:

Dê espaço para seu cliente

Muitos gestores erram no momento de atrair clientes, imaginando que devem bombardeá-los com conteúdo para que fiquem com sua marca em mente.

Essa atitude acaba afastando o público em vez de aproximar. 

Afinal, ninguém gosta de ser abordado o tempo todo, não é?

Por isso, dê espaço para seu cliente.

Mantenha contato em dias espaçados e evite encaminhar o mesmo conteúdo mais de uma vez.

Ajude seu cliente a ver potencial no seu negócio

Quando entrar em contato com um cliente, ajude-o a ver o potencial do seu negócio.

Exponha os pontos positivos da empresa, sua visão de futuro, seus valores e todos os diferenciais que oferece.

Além disso, quando ele retornar o contato, faça todo o possível para que tenha uma boa experiência.

Dessa forma, você o ajuda e permite que ele possa ajudá-lo, indicando seu trabalho para outras pessoas.

Mostre inovações dos seus serviços

O consumidor atual está em busca de novidades – mesmo quando negocia com um escritório de contabilidade.

Em um mercado tão diversificado, pode ser difícil se destacar.

No entanto, o desafio está aí: é preciso se posicionar e criar diferenciais para não oferecer mais do mesmo.

Para tanto, mostre as inovações dos seus serviços.

Esteja sempre por dentro dos movimentos do mercado e acompanhe de perto as demandas do cliente.

Mantenha um relacionamento com seu cliente

Faça com que seu cliente se sinta parte da empresa e que pode sempre contar com ela.

Mantenha um relacionamento efetivo.

Entre em contato quando for pertinente, peça sugestões e opiniões, faça promoções e ofereça brindes.

Enfim, use a criatividade e inove na relação com seu público.

Além disso, busque sempre adequar as suas ofertas de acordo com as sugestões expostas pelos clientes.

Com isso, eles se sentirão ouvidos e considerados.

Entenda a dor do seu cliente

Empatia é fundamental no momento de traçar a sua estratégia de negócio.

Por isso, entenda a dor do seu cliente e se coloque à disposição para solucionar as suas demandas da melhor maneira possível.

Evidencie o quanto ele é importante e como a sua empresa está disposta a contribuir.

Além disso, ouça as solicitações de forma ativa e proativa.

Nunca deixe um cliente sem retorno e seja flexível para gerar uma relação pautada no respeito e na satisfação de ambos.

Conclusão

Atenção, empatia, compromisso e disciplina são requisitos necessários para atrair clientes.

Todos eles aparecem de alguma forma nas dicas que passei ao longo do texto.

Tenho certeza de que você pode colocar a sua estratégia em prática agora e se aproximar do seu público.

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Márcio Bento

Contador, CEO da Patrimonium Contabilidade, fundada em 2011. Já atendeu mais de 1.000 clientes em 23 estados, com 15 anos de experiência na área.

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