Como atender bem um cliente: conheça 9 dicas de sucesso

Como atender bem um cliente: conheça 9 dicas de sucesso

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Quando você descobre como atender bem um cliente, sua rotina muda. Pode acreditar nisso.

Não importa se você é um contador iniciante ou se já soma anos de estrada – esse é um ponto que sempre merece atenção.

Afinal, o cliente é o foco de todo negócio, e não é diferente quando falamos de um escritório de contabilidade.

Por isso, ter atenção às demandas e oferecer soluções personalizadas, em uma espécie de contabilidade consultiva, é fundamental para construir e consolidar a sua reputação.

Quando você domina as técnicas e táticas de atendimento ao cliente, torna o processo de prospecção mais ágil e certeiro.

Muda a rotina porque seu dia a dia é outro quando atrair clientes deixa de ser uma preocupação.

Faz sentido para você?

Então, siga acompanhando este conteúdo para conferir todas as dicas!

O que é um atendimento de qualidade?

Um atendimento de qualidade é aquele em que o cliente tem as suas necessidades supridas e ainda é surpreendido com uma boa experiência.

Portanto, é possível elencar algumas características, como:

  • Receptividade às demandas
  • Bom relacionamento interpessoal
  • Soluções adequadas a cada caso.

Além disso, manter uma boa comunicação com o cliente em todos os processos é fundamental para garantir um atendimento de qualidade.

Qual é a importância de investir em atendimentos de qualidade?

importância de investir em atendimentos de qualidade

Mais de US$1,6 trilhão: esse é o prejuízo que empresas dos Estados Unidos amargaram por conta de insatisfação de consumidores, de acordo com um estudo da Accenture, realizado em 2016.

E não pense que no Brasil é diferente, não.

Assim, investir na capacitação da sua equipe e em um bom suporte aos clientes é essencial para assegurar uma taxa de retenção satisfatória.

Ou seja, quando você investe na qualidade do seu atendimento, aumenta as chances de fechar bons negócios e de fidelizar seu público.

Isso sem falar na maior tranquilidade para executar as atividades do dia a dia no escritório, como comentei logo na abertura do texto.

Como atender bem um cliente: 9 dicas de sucesso

Como atender bem um cliente

O cliente sempre foi e continuará sendo a “alma do negócio”. 

De acordo com Philip Kotler, grande referência do marketing no mundo, pensar em estratégias para aumentar a satisfação do consumidor e fidelizá-lo custa de cinco a sete vezes mais barato do que conquistar um novo.

Além disso, quando fica satisfeito com o serviço prestado, o cliente pode indicar o seu escritório de contabilidade para uma ampla rede de contatos, o que também é uma grande vantagem.

Quer ter esses benefícios? 

Então, acompanhe as dicas sobre como atender bem um cliente que separei para você!

1. Entenda as necessidades do seu cliente

Cada cliente é único.

Quando você se propõe a ouvi-lo, consegue prestar um serviço alinhado às necessidades dele, o que gera mais resultados e aumenta o nível de satisfação.

2. Estabeleça um relacionamento de confiança

Seja sempre transparente e honesto nas suas relações com os consumidores e mostre como os seus conhecimentos podem facilitar a vida deles.

Ou seja, demonstre o valor que o seu trabalho gera para a empresa que atende.

Ao longo do tempo, você poderá fazer isso com base em números.

É o que acontece, por exemplo, ao executar um bom planejamento tributário e mostrar os resultados de economia gerada com o pagamento de impostos. 

3. Chame o seu cliente pelo nome

É algo básico, mas, ao tratar o cliente pelo nome, ele sente que é importante para você.

Isso gera uma abertura para que ele revele seus anseios com relação ao negócio, abrindo mais oportunidades para a contabilidade consultiva.

4. Ofereça atendimentos personalizados

Oferecer soluções personalizadas e alinhadas com o momento do seu cliente é fundamental para alcançar a satisfação pelos serviços prestados.

Para isso, é preciso estudar muito bem a legislação, entender as particularidades de cada segmento e conversar bastante com ele.

5. Saiba receber e dar feedbacks

Uma comunicação fluida é essencial para que você e o seu cliente estejam alinhados quanto aos trabalhos realizados.

Isso também ajuda a estabelecer uma relação de confiança entre as partes, melhorando a experiência do atendimento.

6. Acompanhe o trabalho do seu time

Promova reuniões constantes e use ferramentas de gestão para acompanhar o rendimento da equipe, assim como a qualidade do atendimento.

Lembre-se de que um time alinhado com os propósitos do escritório de contabilidade é fundamental para garantir um suporte adequado.

7. Tenha empatia com o cliente

A empatia com as questões do cliente é primordial para conquistar não só a confiança, mas a lealdade dele.

Coloque-se no lugar do outro e apresente as melhores soluções, tendo em vista a realidade individual de cada empresa assessorada.

8. Ouça bem o que o consumidor tem a dizer

Ouvir é essencial para entender as demandas do cliente e ser capaz de oferecer as soluções ideais.

É mais um dos mandamentos básicos da contabilidade consultiva.

9. Seja proativo e ofereça soluções

Não faça apenas o que esperam de você e da sua empresa de contabilidade. 

Vá além, oferecendo recursos que ajudem o seu cliente a reduzir custos, como com o pagamento de impostos e de taxas, por exemplo.

Como saber se o atendimento da sua empresa tem qualidade?

atendimento de qualidade

Uma pesquisa de satisfação com os clientes é um belo ponto de partida para saber se o atendimento da sua empresa é bom ou ruim.

Existem ferramentas, como o Google Formulários, nas quais você pode fazer isso sem custos.

E aqui vai uma dica: garantir o anonimato das respostas aumenta as chances de os clientes serem sinceros.

Outra forma de saber se o suporte oferecido é bom passa por analisar a taxa de retenção de clientes.

Quanto tempo eles permanecem no seu escritório de contabilidade?

Um índice inferior a 12 meses, por exemplo, pode sinalizar que o seu negócio não consegue atender as demandas e conquistar a satisfação do cliente.

Afinal, toda empresa precisa de serviços contábeis, da abertura ao fechamento.

Se os seus clientes estão indo embora muito cedo, isso acende o sinal de alerta.

Erros que não devem ser cometidos no atendimento ao cliente

Erros que não devem ser cometidos no atendimento ao cliente

Para finalizar, separei para você os principais erros de atendimento ao cliente que devem ser evitados no seu escritório de contabilidade.

Acompanhe!

Fazer somente o básico

Pagar encargos tributários e fazer a declaração de Imposto de Renda da empresa atendida é o básico de qualquer contabilidade.

Mas os serviços não precisam se resumir a isso.

Quando você age dessa forma, passa uma impressão burocrática a respeito do trabalho prestado e não mostra o seu devido valor.

Assuma uma postura de consultor e pense em como você pode colaborar para o desenvolvimento do seu assessorado – isso contribuirá com o crescimento do negócio dele e, consequentemente, do seu.

Não treinar a equipe

Uma equipe mal treinada, ou com conhecimentos defasados, pode colocar em risco a empresa do seu cliente, gerando o pagamento de multas e encargos desnecessários.

Além disso, impacta negativamente a imagem do seu escritório de contabilidade.

Logo, esteja atualizado e incentive a capacitação constante do seu time.

Não ser acessível

Inacessibilidade e falhas na comunicação com o cliente podem causar grandes transtornos.

Por isso, crie canais em que você e sua equipe possam ser acionados sempre que necessário.

Pode ser por e-mail, ferramentas de conversa por vídeo, telefone, entre outros.

Conclusão

Seguindo as orientações deste texto, você fica mais perto de saber como atender bem o cliente e dominar todas as estratégias de sucesso.

Mas se você quer ir além e encantar o seu público, a ponto de fidelizá-lo e ainda conseguir mais indicações para o seu escritório de contabilidade, tenho mais uma dica.

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Nele, eu aprofundo as dicas dadas aqui e mostro como conquistei mais de R$ 1 milhão de economia para um dos meus clientes – e como usei isso a meu favor, claro.

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Márcio Bento

Contador, CEO da Patrimonium Contabilidade, fundada em 2011. Já atendeu mais de 1.000 clientes em 23 estados, com 15 anos de experiência na área.

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