Diferença entre chefe e líder: veja quais são as características

Diferença entre chefe e líder: veja quais são as características

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Você sabe a diferença entre chefe e líder? 

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas confundem esses dois conceitos, principalmente no ambiente corporativo.

A figura do chefe evoca um modelo antigo e ultrapassado de gestão, no qual vale aquela máxima: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. 

O líder é o oposto: é alguém que inspira, motiva e integra a equipe em razão de alguma causa ou objetivo. 

Mas será que um chefe pode aprender a ser líder? Ou a liderança é algo inato? 

Se você quer saber mais sobre a diferença entre chefe e líder, seja para melhorar a gestão de seu escritório ou auxiliar seus clientes, me acompanhe ao longo deste texto. 

Qual é a diferença entre chefe e líder?

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Há claras diferenças entre chefe e líder. 

O termo chefe anda desgastado no ambiente empresarial, enquanto que as referências ao líder são de apreço e admiração.

Mas, afinal, qual a diferença entre chefe e líder? Para entender melhor, vamos aos conceitos de cada um dos termos. 

É importante ter ciência de que chefe e líder estão presentes, não apenas no ambiente empresarial, como também em instituições filantrópicas, públicas, dentre outras.

O que é um chefe?

Chefe é quem exerce o cargo de chefia. É o indivíduo investido de poder para ocupar uma determinada função dentro de uma hierarquia. 

Chefe possui chefiados, subordinados ou outra nomenclatura definida pelas organizações.

Os subordinados obedecem ao chefe, seguem suas ordens e estão sob sua responsabilidade.

Um chefe exerce um cargo, tenha ele o conjunto de competências necessárias para tal ou não. 

O chefe pode ser qualificado para ocupar o cargo de chefia ou ser apenas um indicado por um alguém com poder de influenciar as decisões de uma organização.

Devido às características autocráticas de alguém que impõe suas vontades sem se importar com a opinião dos outros, o chefe ganhou contornos pejorativos. 

O chefe, na maioria das vezes, é identificado pelos métodos agressivos de cobrança de resultados. 

Como não consegue a adesão e a admiração dos chefiados, lida quase sempre com a desmotivação do grupo.

Os chefiados até fazem o que lhes é ordenado, mas sempre o mínimo necessário. 

Via de regra, não são proativos, tampouco empregam todo seu potencial produtivo.

As empresas modernas evitam o uso da palavra chefe nas designações dos cargos e funções do organograma, exatamente por causa da conotação negativa do termo. 

O que é um líder? 

O líder é alguém que tem a capacidade de unir pessoas em torno de um objetivo comum. 

O líder não necessariamente ocupa cargos estratégicos. Um funcionário “chão de fábrica” pode ter as habilidades de um líder.

Ao exercer a liderança, o líder, diferentemente do chefe, não precisa impor suas condições ou vontades. 

Ele envolve a equipe em prol de uma causa ou propósito, que pode ser um projeto empresarial, um movimento social ou uma luta de classes.

A principal diferença entre chefe e líder é que o chefe tem a obediência de seus chefiados mediante prerrogativas baseadas na imposição e na coerção. 

O líder conquista a adesão voluntária e espontânea.

A capacidade do líder de influenciar pessoas, envolvendo-as emocionalmente, pode ser uma qualidade nata ou não. 

Ou seja, o líder pode nascer líder ou adquirir as habilidades de liderança ao longo da vida. 

Dentro das empresas, é importante que os gestores identifiquem os colaboradores com perfil de liderança. 

Eles podem ser peças fundamentais no alinhamento entre a equipe e os objetivos estratégicos do negócio.

Quais são as principais competências de um bom líder?

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Esclarecida a diferença entre chefe e líder? 

Então, vamos agora às principais competências que todo líder precisa ter.

Ética

A ética está relacionada ao modo de ser do indivíduo. 

O bom líder inspira também pelo exemplo, logo a sua conduta no âmbito profissional deve ser baseada em princípios éticos.

Segurança

Para conquistar a adesão voluntária e envolver as pessoas em torno de um objetivo comum, o líder precisa passar a sensação de segurança. 

Do contrário, não terá êxito em influenciar comportamentos. 

Comunicação 

A comunicação fluente e assertiva também é competência que todo líder precisa ter. 

Afinal, como conseguir o envolvimento e a aceitação de uma ideia se ela não for comunicada adequadamente? 

Autoridade

A autoridade, aqui, não deve ser confundida com autoritarismo. 

Um comportamento autoritário pressupõe obediência cega e submissa. 

Já a autoridade de um líder está relacionada ao respeito e à admiração.

Delegação de tarefas 

Outra importante diferença entre chefe e líder: o líder reconhece as competências de sua equipe e delega tarefas. 

Da mesma forma, permite a participação democrática dos liderados na busca pelas melhores soluções.

Qual é a importância de desenvolver bons líderes? 

Bons líderes, como vimos, inspiram confiança e influenciam comportamentos espontâneos em torno de uma causa ou objetivo.

Pessoas que seguem um líder dão o melhor de si, se esforçam, trabalham em equipe. 

E uma equipe é como um time. 

Dentro das empresas, liderar significa estimular um ambiente colaborativo, em que os membros da equipe trabalham em sintonia, resultando em muito mais produtividade.

Como desenvolver a liderança? 

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Um líder pode ter habilidades natas ou desenvolvê-las.

Um gestor que ocupa um cargo estratégico dentro de uma organização pode aperfeiçoar suas competências e aprimorar sua liderança.

Isso é possível por meio de treinamentos, cursos, workshops, palestras e fontes confiáveis de informação. 

O desenvolvimento da liderança passa também pela mudança de comportamento e de atitudes que contribuam com um clima agradável no ambiente de trabalho.

Nesse aspecto, algumas dicas ajudam no desenvolvimento de habilidades que fazem a diferença entre chefe e líder, como:

  • Estímulo à proatividade
  • Empatia
  • Desenvolvimento da autogestão
  • Valorização do feedback.

Conclusão 

Embora muitas pessoas tratem os dois conceitos como sinônimos, existe bastante diferença entre chefe e líder. 

Um líder pode não ser o chefe e vice-versa. 

Uma empresa sem líder não consegue formar uma equipe de trabalho.

Reúne, no máximo, um grupo disperso, que atua sem o sentimento de união. 

A boa notícia é que é possível desenvolver as habilidades de liderança, como empatia, reconhecimento, responsabilidade e reciprocidade. 

E com uma liderança autêntica, é possível extrair muito mais do potencial da equipe de trabalho.

Liderança faz parte da gestão de todo negócio. Assim como as estratégias contábeis. 

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Márcio Bento

Contador, CEO da Patrimonium Contabilidade, fundada em 2011. Já atendeu mais de 1.000 clientes em 23 estados, com 15 anos de experiência na área.

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