SMART Metas: O que são, como funcionam, exemplos e aplicação

SMART Metas: O que são, como funcionam, exemplos e aplicação

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SMART Metas é um conceito metodológico usado para definir metas e objetivos em diferentes projetos, tanto no âmbito pessoal quanto profissional ou corporativo.

Uma viagem daqui a um ano, por exemplo, é uma meta pessoal. O aumento de 10% no faturamento da empresa em seis meses é uma meta corporativa. 

Para ambos os casos, o SMART Metas tem como função estabelecer critérios que aproximem sonhos da realidade. 

A ideia é apontar caminhos, mostrando como e quando fazer, de maneira clara e objetiva, sem achismos.

Ficou interessado em saber mais sobre o SMART Metas e como usá-lo adequadamente? 

Então, acompanhe nos tópicos a seguir. 

Por que a definição de metas é importante na Contabilidade?

As metas definem o horizonte que a empresa deseja alcançar. 

A partir disso, é possível traçar um planejamento estratégico para atingi-las. 

Por outro lado, sem essa definição, a empresa fica sem orientação. 

É como uma pessoa perdida, sem saber por onde começar e pra onde ir. Dessa forma, tudo é válido, mas nada é alcançado.

Na prática, sem a definição de metas, seu negócio pode correr o risco de sofrer desperdícios de dinheiro em ações que não trazem resultados efetivos e de esforços da equipe que pode se sentir desorientada e, então, desmotivada nas suas rotinas.

A definição de metas, portanto, é uma importante medida de planejamento para nortear as estratégias da contabilidade e estimular a produtividade e o engajamento das equipes. 

É justamente para essa definição que existe o método SMART.

Imagine, por exemplo, que você queira usá-lo para aumentar em seis meses o faturamento de sua contabilidade em 10%. Como fazer?

Ao aplicar o método, saberá se o plano é exequível ou não. Para isso, algumas perguntas deverão ser respondidas:

  • A meta é realizável do ponto de vista de recursos humanos e estrutura?
  • O momento é oportuno?
  • O prazo é adequado?
  • Como será feito o acompanhamento?

Afinal, o que é o método SMART Metas?

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O método SMART Metas cria parâmetros para estabelecer metas e objetivos, seja em um projeto pessoal, profissional ou empresarial. 

O objetivo é canalizar esforços e recursos visando alcançar um determinado objetivo, aumentando a produtividade e melhorando os resultados.

SMART é o acrônimo para:

  • S: Specific (específicas)
  • M: Measurable (mensuráveis)
  • A: Attainable (atingíveis)
  • R: Relevant (relevante)
  • Time based (temporal)

A seguir, explico cada um dos cinco fatores que compõem o SMART Metas.

Specific (específicas)

As metas devem ser específicas, ou seja, você precisa dizer exatamente o que quer. 

Não adianta dizer, por exemplo, que você quer “aumentar as vendas”. 

Diga que você quer vender 100 unidades do seu produto nos próximos 30 dias. 

Na contabilidade, você pode definir metas de processos a serem concluídos, ou abertos, bem como relatório e balancetes. 

Measurable (mensuráveis)

Você deve conseguir medir se alcançou as suas metas. 

Por isso, elas devem ser quantificadas, seja em valores percentuais, seja em números absolutos. 

Depois, elas podem ser monitoradas por meio de indicadores de desempenho, como o número de vendas, de faturamento, cliente, novos clientes e processos. 

Attainable (atingíveis)

Procure definir valores e prazos dentro da realidade do seu negócio. 

Metas subestimadas não conduzem o negócio ao resultado desejado, enquanto as metas superestimadas desmotivam a equipe, que se sente frustrada e desiste de alcançá-las. 

Lembre-se: meta não é sonho!

Relevant (relevante)

As metas devem ser importantes, de maneira que os envolvidos percebam a sua contribuição para o crescimento do negócio. 

Aumentar as vendas, por exemplo, é o que motiva a empresa a faturar e crescer mais, melhorando o ambiente de trabalho para todos. 

Isso tem relação também com determinado número de procedimentos a serem desenvolvidos por cada funcionário de cada equipe.  

Time based (temporal)

Metas precisam de prazos. Sem definir uma data para alcançá-las, acabam sempre ficando para depois e nunca se concretizam. 

Um prazo é um fator de motivação para a equipe, que se sente desafiada a bater a meta. E ainda ajuda a metrificar o tempo utilizado.

Para que servem as SMART Metas? 

As SMART Metas servem para estabelecer parâmetros, tornando as metas realistas e possíveis de serem alcançadas. 

Uma empresa com metas genéricas ou inalcançáveis desperdiça tempo e dinheiro, desmotiva a equipe e tem prejuízos que vão além das demonstrações financeiras

Quando o gestor define em detalhes quais metas alcançar, sua relevância para a empresa e em que prazo, torna-se possível medir se o trabalho está evoluindo dentro do esperado.

Como funcionam as SMART Metas?

A criação do método SMART (em português, inteligente) é atribuída ao executivo George Doran, originalmente pensada para empresas.

A ideia inicial era apresentar um caminho inteligente para estabelecer objetivos e metas para uma empresa.

O autor acreditava que os gestores tinham dificuldade em organizar as informações e delinear as metas, o que dificultava o entendimento por parte da equipe.

Aplicando cada um dos atributos da sigla, fica mais prático e didático passar a ideia do que se pretende alcançar.

Mas nem sempre é possível atender a todos os elementos do método SMART Metas. 

Há objetivos importantes que não podem ser medidos objetivamente, por exemplo.

Contudo, quanto mais a teoria for aplicada à prática, melhor tende a ser o resultado, inclusive em um escritório de contabilidade.

Vantagens de aplicar as SMART Metas

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Entre muitas vantagens que o método oferece, destaco duas principais:

Engajamento da equipe

Para sua empresa de contabilidade funcionar bem, as equipes precisam estar engajadas. 

Até porque há muitas tarefas que são interdependentes. 

As metas estabelecidas precisam ficar claras para todos os colaboradores, de forma que os prazos sejam cumpridos e o cliente fique satisfeito.

Aumento da produtividade

A produtividade está ligada a outro conceito muito importante da gestão: a eficiência. 

Quanto mais eficiente for sua empresa, mais produtiva será. 

Se as metas estabelecidas são exequíveis e os resultados mensuráveis, o SMART Metas contribuirá para melhorar a performance do negócio como um todo.

Exemplos de SMART Metas na prática

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Para entender o método em detalhes, só mesmo conferindo exemplos práticos dele.

Separei três deles para você.

Acompanhe!

Expansão do negócio

Um escritório enxerga oportunidades de crescimento oferecendo contabilidade online. 

Antes de expandir o negócio, o gestor faz pesquisas, analisa o tamanho do investimento, seu potencial de retorno, entre outros quesitos.

Como o método SMART Metas pode ajudar? Aplicando ao projeto cada um dos cinco elementos: 

  • Específico: qual o tamanho da expansão?
  • Mensurável: como o desempenho do projeto será medido (contratação de mais profissionais, aumento do escritório, investimento em equipamentos?)
  • Atingível: a meta é quintuplicar de tamanho ou aumentar em 10%? O gestor precisa refletir se o projeto é exequível 
  • Relevante: o quão importante é a expansão para a empresa em termos de crescimento e geração de valor?
  • Temporal: qual o prazo para a execução de cada fase do projeto?

Ao contemplar cada um dos elementos do SMART Metas, o plano de crescimento fica robusto e os resultados tendem a ser alcançados com mais eficiência. 

Redução de custos

A mesma técnica pode ser usada em uma meta de contenção de despesas

Imagine que sua empresa precisa reduzir o custo com pessoal em 10% em três meses.

Perceba que dois elementos já foram contemplados: a especificidade da meta (redução em 10% da folha de pagamento) e o temporal (três meses).

À medida que os outros itens do método são respondidos, a meta fica mais realista e possível de ser cumprida. 

Desenvolvimento de novos processos

Em geral, novos processos visam aumentar a produtividade e cortar despesas. 

Como trata-se de um investimento, o princípio é o mesmo da expansão do negócio.

É preciso responder às questões: o projeto é específico, mensurável, atingível, relevante e temporal?

As respostas ajudarão a compreender se o custo-benefício do investimento vale ou não a pena.

Como definir as SMART Metas do seu negócio?

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Como vimos, as SMART Metas foram pensadas originalmente para as empresas, mas acabaram sendo adotadas para diversos outros projetos, inclusive pessoais. 

A definição das metas SMART em sua empresa dependerá de quais projetos você pretende colocar em prática. 

Pode ser algo inédito, como a abertura de uma filial, ou metas cotidianas, como faturamento e atendimento de clientes.

Conclusão

As SMART Metas são um modelo simples, mas muito poderoso se aplicado corretamente. 

Trata-se de um checklist que faz toda diferença entre uma meta genérica e uma meta plausível. 

Portanto, quando for fazer a definição de metas do seu negócio para a contabilidade, passe por todos esses pontos do método SMART. 

Depois de definir o futuro que a sua empresa deseja, fica mais fácil criar as estratégias certas para alcançá-lo.

O mais importante é lembrar-se de que as metas não foram criadas para ficarem esquecidas no fundo da gaveta! 

Mantenha a equipe envolvida e faça um monitoramento constante para saber se está no caminho certo e, ao fim do prazo, verificar se elas foram atingidas.

Experimente usar o SMART Metas em seus projetos, seja pessoal ou profissional. Você vai se surpreender com os resultados. 

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Márcio Bento

Contador, CEO da Patrimonium Contabilidade, fundada em 2011. Já atendeu mais de 1.000 clientes em 23 estados, com 15 anos de experiência na área.

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