O que é prestação de serviço: Entenda como é o segmento

O que é prestação de serviço: Entenda como é o segmento

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Sem pensar muito ou consultar o Google, você saberia dizer o que é prestação de serviço e apontar para suas principais características?

Caso tenha ficado em dúvidas, saiba que você não está só. 

Não faltam no mercado contadores que, mesmo sendo prestadores de serviços, desconhecem ou têm uma visão limitada sobre o que isso significa.

É por isso que construí este texto.

A partir de agora, você vai saber exatamente o que fazem os profissionais desse setor da economia, suas características e, de quebra, os principais desafios enfrentados no Brasil nessa área. 

Acompanhe até o final!

O que é prestação de serviço?

Prestar um serviço equivale a emprestar a força de trabalho por um período de tempo que pode ou não ser estipulado em contrato.

Nesse caso, o que se busca não é a aquisição de um bem material, mas de um resultado esperado depois da execução do serviço acordado entre duas ou mais partes.

Diferentemente da produção de mercadorias físicas, em geral, serviços são “fabricados” junto com a pessoa que o contrata.

A prestação de serviços no Brasil 

O setor de serviços é o que tem maior participação na economia brasileira, representando quase 75% de todas as riquezas produzidas no país, segundo o IBGE

Embora a pandemia de coronavírus em 2020 tenha feito o segmento encolher, ainda assim, ele continuou crescendo por oito meses consecutivos até janeiro de 2021.

Ou seja: a prestação de serviços é a base da economia brasileira e, sem esse setor fundamental, não haveria crescimento sustentável.

Exemplos de prestação de serviço 

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Os bens produzidos pelas empresas que prestam serviços são imateriais.

A contabilidade é um bom exemplo nesse sentido. Afinal, o contador realiza atividades que não resultam em mercadorias físicas.

Quem presta um serviço é remunerado para satisfazer uma necessidade.

No setor de transporte, essa necessidade é a de se locomover.

Já no segmento de beleza, a necessidade é ficar mais bonita por meio de serviços ligados à estética, como é o caso dos salões de cabeleireiro e clínicas especializadas.

Como funciona um contrato de prestação de serviços?

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Por não envolver bens tangíveis, a prestação de serviço deve ser contratada em termos bastante específicos.

Vale destacar aqui a definição do Código Civil Brasileiro a respeito do contrato de prestação de serviços, conforme o artigo 594:

“Toda a espécie de serviço ou trabalho lícito, material ou imaterial, pode ser contratada mediante retribuição”.

Via de regra, a empresa ou profissional prestador de serviços é contratado como empresa.

Portanto, ele deve fazer parte do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Prestação de serviços x Vendas de produtos: Quais as diferenças? 

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Fica claro que a principal diferença entre a prestação de serviços e venda de produtos é a materialidade.

Mercadorias podem ser tocadas, muitas têm cheiros, texturas e consistência.

Já os serviços, em alguns casos, são invisíveis, embora eles produzam efeitos bastante reais.

Sendo assim, a precificação de um serviço obedece a critérios distintos dos que são seguidos na venda de produtos.

Quais são as características da prestação de serviços? 

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Um aspecto importante a ressaltar é que, normalmente, a qualidade de um serviço está mais ligada ao atendimento do que ao resultado em si.

Isso acontece em grande parte por causa das características que vamos detalhar a partir de agora. 

Acompanhe!

Intangibilidade 

O guru do marketing Philip Kotler destaca a intangibilidade dos serviços como uma de suas principais características.

Como vimos, diferentemente de produtos, a maioria deles não pode ser tocado, cheirado ou sentido, ainda que seus resultados possam ser avaliados.

Um corte de cabelo, por exemplo, não tem uma existência material, pelo menos não como um produto que tem embalagem e que pode ser exposto em uma prateleira.

Na contabilidade, embora um relatório possa ser tocado quando em papel, o apoio consultivo do contador é invisível, mas fundamental para o cliente.

Em razão dessa característica, os serviços exigem das empresas um esforço maior no sentido de mostrar para o cliente a prova física que atesta a sua qualidade. 

É onde ganham importância as instalações, equipamentos, pessoal, uniformes e outros elementos visíveis.

Inseparabilidade 

O ato do consumo de um serviço não pode ser separado da sua produção.

Ao contrário das mercadorias físicas, que são embaladas, transportadas e estocadas, serviços geram resultados de consumo imediato.

Isso se aplica até mesmo a serviços de reparos, os quais geram um efeito que é percebido imediatamente após a prestação.

Variabilidade 

Talvez a característica mais desafiadora para gestores de empresas que prestam serviços seja a variabilidade.

Afinal, um serviço nunca é idêntico a outro, por mais que existam procedimentos e técnicas a serem seguidas.

Dessa forma, torna-se mais complexo estipular um padrão de qualidade, no que ganham importância os processos de seleção, recrutamento e treinamento de mão de obra.

Isso sem contar o atendimento que, como você viu, tem bastante peso na hora de o cliente avaliar a qualidade do serviço prestado.

Perecibilidade 

Essa é a única característica que os serviços têm em comum com os produtos físicos, embora com algumas peculiaridades.

Enquanto um iogurte tem um prazo de validade para ser consumido, um serviço prestado se extingue imediatamente após a prestação, embora seus efeitos ainda perdurem.

Por exemplo, você, contador, ao fechar o balancete para o seu cliente, presta um serviço cuja realização implica o seu fim.

Quais são os maiores desafios da prestação de serviços no Brasil?

Sendo um país em desenvolvimento, o Brasil precisa evoluir em certos aspectos para que seu setor de serviços consiga se fortalecer.

Um deles é a formação da mão de obra, tanto no nível superior quanto no nível técnico.

Outro desafio é a própria logística, já que a economia brasileira ainda é altamente dependente do transporte rodoviário.

O que é prestação de serviço: como ter sucesso no segmento?

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Resumidamente, para ser um campeão na prestação de serviços, você precisa de:

  • Prestar o melhor atendimento
  • Estar sempre a par das inovações e leis do seu setor
  • Falar a língua do cliente, evitando jargões técnicos
  • Ser acessível, ou seja, fácil de encontrar
  • Treinar e se aperfeiçoar diariamente.

Conclusão

Agora, você sabe o que é prestação de serviço e o que fazer para atender ainda melhor os seus clientes.

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Márcio Bento

Contador, CEO da Patrimonium Contabilidade, fundada em 2011. Já atendeu mais de 1.000 clientes em 23 estados, com 15 anos de experiência na área.

Criado e desenvolvido por Olah Comunicação Digital.