Marketing Contábil: Veja o guia estratégico para seu negócio

Qual é a sua estratégia hoje de marketing contábil?

Se ainda não tem uma, este é um bom momento para começar.

Digo isso com a certeza de que investir em marketing pode representar um divisor de águas para seu escritório: da estagnação ao sucesso.

Mesmo a contabilidade sendo serviço essencial e obrigatório para a maioria das empresas, ela deve se adaptar às necessidades dos clientes.

Por isso, entender as demandas do seu público e como o mercado se comporta é fundamental para colher lucros como contador.

Se você quer saber como o marketing pode influenciar e trazer bons resultados para seu escritório de contabilidade, continue a leitura.

O que é o marketing contábil?

O que é o marketing contábil?

O marketing contábil é o estudo dos mercados com foco na área de contabilidade. 

Ou seja, você coleta dados e analisa clientes, concorrentes, fornecedores e outras forças que atuam na área ou segmento.

Ao contrário do que a gente está acostumado a pensar, marketing não é só “propaganda”ou divulgação. 

Essas tarefas também fazem parte do marketing para contabilidade, mas você deve entender que o campo de estudo é muito mais aprofundado.

Dessa forma, o marketing contábil permite que você avalie com clareza as condições atuais do mercado e as oportunidades que ele gera, fazendo projeções a partir daí. 

Assim, será possível criar estratégias para o futuro e, então, obter bons resultados com o escritório.

Por que fazer marketing contábil?

Já ouviu a frase que diz que “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”? 

Pois ela reflete bem a necessidade de se fazer o marketing contábil.

Ele é o instrumento que permite a você entender em que momento a sua empresa está e determinar, a partir daí, o caminho para chegar ao sucesso.

Veja outras vantagens de estruturar e fazer marketing para contabilidade.

Entender seu mercado

Quantos concorrentes diretos e indiretos seu escritório de contabilidade tem? 

Quais forças externas e incontroláveis atuam sobre negócio – como leis e regulamentos? 

Quem são e aonde estão seus clientes?

Se você não sabe as respostas a essas perguntas, precisa urgentemente do marketing para contabilidade.

É ele quem vai te dar as ferramentas para descobrir o funcionamento do mercado e como você pode atuar nele da melhor maneira.

Construir uma imagem positiva

Depois desse estudo, fica mais fácil entender como seu escritório é visto pelos outros agentes.

Mais do que isso, é possível determinar uma imagem que deseja que ele tenha e, então, trabalhar para alcançá-la.

Nesse sentido, reposicionamento de imagem também é trabalho do marketing contábil.

Diferenciar-se da concorrência

Se você não conhece a sua concorrência, nem sabe como ela trabalha, vai ficar difícil se diferenciar dela. 

O marketing permite que você analise a atuação dos concorrentes e possa oferecer um trabalho diferenciado.

Ter um bom relacionamento com clientes

Ao entender o mercado, você também vai saber como seus atuais e potenciais clientes atuam nele. 

Assim, terá informações preciosas para oferecer o serviço certo, na hora certa, com o preço certo.

Prospectar clientes

Por fim, o marketing contábil bem feito consegue identificar boas oportunidades de negócio. 

Isto é, ele ajuda a descobrir potenciais interessados nas soluções que você tem a oferecer..

Dessa forma, você será capaz de fazer abordagens mais assertivas e, então, conquistar novos clientes para seu escritório de contabilidade.

Características para um bom marketing contábil do contador

marketing contabil caracteristicas para um bom do contador

Agora que você já entendeu a importância do marketing contábil, veja o que pode fazer para se destacar:

  • Inovação: esteja sempre um passo à frente da concorrência
  • Diferenciação dos demais: mostre o seu valor de forma única
  • Estratégia: caminhos certos levam a bons resultados para seu negócio
  • Imagem profissional: a primeira impressão é a que fica
  • Marketing pessoal: saber se vender é crucial para o contador de sucesso.

Como inovar no escritório de contabilidade?

Falar em inovação é fácil, mas como colocá-la em prática? 

Para ajudar você, relaciono abaixo dicas valiosas para o seu negócio contábil. 

Acompanhe!

Trabalhar no atendimento e recepção do cliente

Seu cliente precisa ser acolhido desde a entrada no escritório até a resolução dos problemas mais complexos. 

Por isso, a recepção e toda a equipe de atendimento devem ser solícitas e simpáticas.

Estrutura organizada

O cliente precisa confiar no trabalho do escritório para entregar a contabilidade nas mãos do contador.

A confiança começa na observação da estrutura empresarial do seu escritório. 

Dessa forma, organize sua empresa para, entre outros benefícios, passar credibilidade aos clientes.

Fazer uso da tecnologia

Acompanhe o mercado.

As inovações tecnológicas estão correndo contra o tempo e seu escritório de contabilidade precisa acompanhar.

Nesse sentido, contar com um bom sistema contábil é recurso básico.

Esse tipo de ferramenta fornece dados que ajudam a prospectar e vender: dois dos objetivos do marketing contábil.

Dicas para um marketing contábil e sucesso

Dicas para um marketing contábil e sucesso

Separei ainda outras dicas para que você possa aplicar, com sucesso, o marketing contábil em seu negócio. 

Confira!

Invista no digital

A internet trouxe milhares de novas possibilidades. 

Então, não perca tempo e explore o universo digital e formas inovadoras para prospecção e atendimento de clientes, como anúncios pagos e redes sociais.

Procure sempre se apresentar adequadamente

Especialmente em serviços, a imagem do negócio fica atrelada ao profissional responsável. 

Portanto, você precisa ter excelente postura, aparência de asseio e sempre se apresentar de maneira adequada.

Determinação ao falar com o cliente

Transmita confiança e profissionalismo em sua comunicação.

Seu cliente precisa se sentir seguro e você deve demonstrar essa determinação sempre que se relacionar com ele.

Exemplo de marketing contábil usado na Patrimonium Thinking

Quando estou para fechar com um novo cliente, sabe aonde eu o levo, dentro do escritório da Patrimonium Thinking? 

Na cozinha. 

Sabe por quê?

Eu aproveito o passeio pela minha empresa para mostrar a ele toda a estrutura do negócio – como o controle sobre horário e produtividade dos funcionários.

Ao ver a organização do meu empreendimento, ele já se sente mais seguro de que a prestação do meu serviço será organizada, entende? 

Isso também é marketing contábil.

Deixe a Patrimonium Thinking te ajudar

marcio bento

O que eu trouxe neste artigo é apenas um resumo com as dicas que tenho para apresentar a você.

No curso “Como tornar a contabilidade um negócio extremamente lucrativo”, você confere outras informações preciosas para encontrar o sucesso e aumentar a lucratividade do seu escritório. 

Garanta agora mesmo a sua inscrição!

Conclusão

Com tudo o que vimos ao longo da leitura, fica o recado: o marketing contábil pode ser o grande diferencial para a sua empresa de contabilidade. 

Por isso, estude seu mercado e saiba como atuar estrategicamente para ser sucesso com contador.

Você está preparado?

Nós, da Patrimonium Thinking, podemos ajudar.

Garanta a sua inscrição no curso “Como tornar a contabilidade um negócio extremamente lucrativo” e lidere seu escritório para os melhores resultados.

Se este texto fez você lembrar de alguém, compartilhe!

Márcio Bento

Contador, CEO da Patrimonium Contabilidade, fundada em 2011. Já atendeu mais de 1.000 clientes em 23 estados, com 15 anos de experiência na área.

Criado e desenvolvido por Olah Comunicação Digital.