Empreendedor de Sucesso: Descubra como se tornar um

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Ser um empreendedor de sucesso é o sonho de muitos profissionais que não se contentam com uma carreira tradicional.

Por mais brilhante que seja sua trajetória na contabilidade, nada se compara à realização pessoal e profissional de estar à frente de um escritório renomado.

No entanto, para alcançar esse patamar, é preciso ter visão estratégica e entender como os grandes líderes chegam lá. 

Vou contar os segredos dos empreendedores de sucesso e ajudar você nessa jornada.

Continue lendo para começar do jeito certo.

O que é um empreendedor de sucesso?

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Um empreendedor de sucesso é aquele capaz de transformar uma grande ideia em um negócio altamente lucrativo.

É assim que eu defino alguém que venceu no mercado e está à frente de uma empresa bem-sucedida.

Mas não pense que são apenas os lucros que definem um grande empreendedor.

Além de gerar resultados financeiros e dominar a gestão de negócios, é preciso ter um propósito bem definido e paixão pelo que faz. 

Pode reparar: as maiores empresas sempre têm líderes inspiradores, que construíram grandes corporações sobre princípios fortes e muito trabalho. 

Suas histórias são de superação e resiliência, já que existem muitos desafios no caminho do empreendedorismo.

Independentemente das dificuldades, quem tem o DNA empreendedor segue em frente e sabe identificar as melhores oportunidades no mercado – seja em momentos de crise ou crescimento. 

Se você quer chegar lá, precisa começar entendendo o perfil do gestor de sucesso e o que diferencia esses vencedores. 

As principais características de um empreendedor de sucesso

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Os empreendedores de sucesso são pessoas diferentes, mas têm em comum algumas características.

Detalho as mais importantes abaixo.

Iniciativa

O empreendedor de sucesso é altamente proativo e está sempre antecipando cenários futuros para tirar o melhor proveito possível. 

Ele é a típica pessoa que os outros descrevem como “alguém de atitude”, que toma a iniciativa e corre atrás de seus objetivos. 

Se algo precisa ser feito, o empreendedor está disposto a agir o mais rápido possível e buscar os melhores resultados. 

Liderança 

A liderança precisa estar no DNA do empreendedor, pois influenciar e guiar pessoas é uma das principais atividades da gestão. 

Preciso reforçar aqui que ser um líder é completamente diferente de ser um “chefe” tradicional. 

Liderar não significa mandar e desmandar na equipe, mas sim ser capaz de delegar tarefas, organizar o trabalho e, principalmente, inspirar pessoas. 

O líder moderno é respeitado e admirado pelas suas habilidades de gestão, comunicação e influência, e não temido pelo seu autoritarismo.

É o que chamamos de liderança positiva, que se assemelha mais a uma postura de coaching. 

Se você analisar os empreendedores de sucesso, vai perceber que eles são especialistas em gestão de pessoas e estão sempre motivando sua equipe

Conhecimento em negócios

Para além das habilidades comportamentais, os empreendedores bem-sucedidos também precisam de um amplo repertório sobre gestão e negócios.

Frequentemente, são pessoas que leem muito, vão a palestras, estudam cases de sucesso de outros empreendedores e estão sempre investindo no próprio conhecimento.

Além disso, o empreendedor precisa estar sempre atento às tendências do mercado e se atualizar constantemente, colocando-se na posição de eterno aprendiz. 

Curiosidade

A curiosidade faz parte do perfil do empreendedor, pois é preciso ir além do próprio campo de conhecimento e se aventurar em outras áreas.

É comum ver empreendedores começando do zero e tendo que aprender a fazer a gestão contábil, fechar o caixa, emitir nota fiscal, controlar o estoque e várias outras funções que se acumulam no início.

Por isso, é importante se interessar pelas diferentes áreas e processos do negócio. 

Visão analítica

O planejamento estratégico é a base do empreendedorismo. E para planejar certo, é preciso ter visão analítica. 

O empreendedor que conquista essa habilidade consegue analisar cenários com base em dados, traçar metas, avaliar probabilidades e tomar decisões certeiras.

Resiliência e persistência

Todos os empreendedores bem-sucedidos têm histórias repletas de desafios e dificuldades.

Nesse caso, a diferença entre o sucesso e o fracasso é a capacidade de superar os obstáculos e permanecer firme diante das adversidades. 

Chamamos essa virtude de resiliência, enquanto a persistência garante que o gestor nunca irá desistir de seus objetivos.

O que garante o sucesso de um empreendedor?

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Não existe uma fórmula mágica que garante o sucesso de um empreendimento, mas sim caminhos, posturas e estratégias que aumentam as chances de êxito.

Para começar, o empreendedor precisa definir o que significa “sucesso” para ele.

Conseguir uma boa margem de lucro? Faturar o primeiro milhão? Abrir filiais? Criar uma franquia? Fazer um IPO? Causar um impacto positivo no mundo?

As possibilidades são inúmeras e podem variar muito conforme os propósitos de cada um.

Mas vou tomar como base a noção mais comum de sucesso empresarial, que se resume em ter uma empresa lucrativa e em constante expansão.

Nesse caso, o que aumenta as chances de sucesso é uma combinação de visão de negócio, oportunidades de mercado, estrutura e recursos.

Por exemplo, um contador que quer ter seu próprio escritório e atender grandes clientes precisa encontrar um segmento-alvo, enxergar as possibilidades de crescimento e investir em uma estrutura com alta escalabilidade. 

Empreendedor de sucesso: veja os principais nomes do Brasil

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Nada como se inspirar em grandes empreendedores de sucesso para começar seu negócio. 

Confira alguns nomes de peso. 

Alexandre Costa – Cacau Show

Alexandre Costa é o nome por trás da maior rede de chocolates finos do mundo. 

Filho de um tecelão e de uma vendedora, ele aprendeu a empreender desde cedo, ajudando a mãe nas vendas.

Quando a mãe entrou para o ramo de chocolates e não conseguiu dar conta da demanda, ele assumiu a tarefa e conseguiu erguer a Cacau Show do zero. 

Tudo começou ainda em 1988, quando ele tinha 17 anos e pegou 500 dólares emprestados do tio para fazer as primeiras encomendas. 

Em 2001, aos 30 anos, Alexandre já estava abrindo a primeira loja e, em apenas um ano, já tinha 18 pontos franqueados.

Hoje, a Cacau Show tem cinco fábricas, produz 12 mil toneladas de chocolate por ano e conta com mais de mil lojas espalhadas pelo país. 

Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza

Luiza Trajano se tornou referência em empreendedorismo com o império da Magazine Luiza.

Ela começou sua trajetória em 1972 na cidade de Franca, no interior de São Paulo, onde conseguiu competir com gigantes como Casas Bahia e Ponto Frio com sua rede de lojas do varejo.

Antes de se tornar CEO, ela passou por vários setores da empresa, como cobrança e vendas.

Degrau por degrau, Luiza foi escalando na carreira até se tornar a maior empreendedora do Brasil, com uma fortuna de US$ 4,9 bilhões e mais de 1.000 lojas do Magazine Luiza ativas. 

Antônio Luiz Seabra – Natura

O economista Antônio Luiz Seabra começou com uma pequena loja de cosméticos em 1969 e, hoje, está à frente de uma multinacional presente em 72 países. 

O segredo do sucesso da Natura foi o modelo de negócio inovador proposto por Seabra: a venda direta por meio de consultoras.

Ele próprio foi um dos consultores e chegou a vender os produtos de porta em porta, com a mesma mensagem de bem-estar e sustentabilidade que a marca traz atualmente.

Ao todo, são mais de 1,5 milhão de consultoras, 40 mil funcionários e uma receita bruta superior a US$ 10 bilhões com todas as empresas do grupo Natura & Co. 

Abílio Diniz – Pão de Açúcar

O empresário Abílio Diniz é conhecido pela fortuna de US$ 3,1 bilhões conquistada à frente da rede Pão de Açúcar. 

Para chegar a esse patamar, ele começou cedo: abriu o primeiro supermercado em 1959, aos 23 anos, e trabalhou duro pelo seu crescimento. 

A estratégia adotada foi o foco nas classes A e B, com uma oferta de produtos selecionados e localização em bairros nobres. 

Hoje, o Grupo Pão de Açúcar possui a maior rede varejista da América Latina, com marcas como Extra, Compre Bem e Assaí integradas ao portfólio. 

Silvio Santos – SBT

Silvio Santos será sempre uma lenda do empreendedorismo por ter começado como camelô e se tornado dono da segunda maior emissora de TV do país.

De um vendedor ambulante que comercializa capas para título de eleitor, ele chegou ao posto de maior ícone da televisão brasileira e acumulou uma fortuna também bilionária.

Seu segredo é uma visão de negócios extraordinária e capacidade de se comunicar com um público muito amplo, adaptando formatos de entretenimento à cultura do brasileiro.

Quais são as dicas para ser um empreendedor de sucesso?

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Agora que você já conhece histórias de empreendedores de sucesso, vou terminar com algumas dicas para acelerar sua jornada:

  • Empreenda em uma área com a qual você já tem afinidade
  • Antes de abrir a empresa, estude a fundo o mercado e confirme a utilidade do produto ou serviço para as pessoas
  • Mire em um público-alvo específico e segmente sua oferta
  • Faça um bom planejamento financeiro para ter capital inicial e capital de giro suficientes até que o negócio comece a dar lucro
  • Cerque-se de pessoas competentes e saiba desenvolver seus colaboradores para alcançarem seu máximo potencial.

Conclusão

Ao concluir a leitura, acredito que esteja disposto e animado para seguir a trilha do sucesso no empreendedorismo.

Então, aqui vai mais uma boa notícia: eu posso ajudar você a alcançar seus objetivos e ter seu próprio escritório de contabilidade

No curso “Como tornar a contabilidade um negócio extremamente lucrativo”, compartilho toda a minha experiência com empreendedorismo contábil para facilitar sua jornada. 

Então, se você quer se tornar um contador de sucesso, já sabe por onde começar.

Márcio Bento

Contador, CEO da Patrimonium Contabilidade, fundada em 2011. Já atendeu mais de 1.000 clientes em 23 estados, com 15 anos de experiência na área.

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