Contabilidade consultiva: a importância desse serviço no escritório

Contabilidade consultiva: a importância desse serviço no escritório

Contabilidade consultiva importancia desse serviço no escritorio

A contabilidade consultiva é a nova realidade do mercado contábil – e quem não se adaptar vai ficar para trás.

Se você acha que vai conquistar clientes apenas com os serviços tradicionais do escritório, é melhor repensar suas estratégias.

E afirmo isso porque o empresário atual espera muito mais do contador.

Mais do que um prestador de serviços que lida com a papelada e burocracia, o empreendedor quer um verdadeiro parceiro estratégico. 

Neste artigo, vou mostrar como a contabilidade consultiva elevou o padrão do mercado e por que você deve adotar essa abordagem. 

Leia até o fim e fique por dentro dessa tendência. 

O que é a contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva é uma evolução dos serviços contábeis, que foca na estratégia e no crescimento do cliente, em vez de cuidar apenas de rotinas burocráticas.

Nessa nova abordagem, o contador atua como um verdadeiro consultor, orientando o empresário para uma tomada de decisão mais assertiva.

O objetivo é ir além do cumprimento de obrigações fiscais e conferência de saldos para prestar um serviço de alto valor agregado.

Afinal, o contador é quem melhor conhece o desempenho financeiro da empresa e suas perspectivas, e deve atuar como um parceiro estratégico do gestor.

Com a tendência da contabilidade consultiva, a antiga figura do contador que se ocupa apenas da papelada está ficando para trás.

O profissional contábil moderno é muito mais ágil, proativo e analítico, e está sempre disposto a apoiar o crescimento das empresas que atende. 

Vale ressaltar também o papel da tecnologia nessa mudança, pois o método consultivo e a contabilidade digital caminham lado a lado.

Como funciona a contabilidade consultiva?

Contabilidade consultiva como funciona

A contabilidade consultiva agiliza os serviços tradicionais da área e acrescenta soluções estratégicas.

As rotinas fiscais, trabalhistas e societárias são otimizadas com recursos de tecnologia, como softwares que permitem a automação de tarefas. 

Dessa forma, o contador consultivo não perde tempo com tarefas repetitivas e consegue focar no crescimento do negócio.

Em vez de apenas entregar demonstrativos padronizados, ele gera relatórios com análises e projeções completas e leva informações valiosas para o empreendedor.

Assim, o empresário tem insights importantes para tomar as melhores decisões para o futuro do negócio.

Além disso, a contabilidade consultiva também inclui serviços como o planejamento tributário e terceirização do financeiro e do departamento pessoal.

Como a contabilidade consultiva pode auxiliar na fidelização dos clientes?

A contabilidade consultiva é uma das estratégias mais usadas atualmente para fidelizar clientes.

A explicação é simples: todo empresário quer um contador parceiro de verdade, que ajude o negócio a crescer, e não apenas fale de burocracia.

Apoiar a evolução do negócio é um grande diferencial, e as empresas já buscam contadores que ofereçam esse suporte para além de rotinas básicas.

Quando você contribui com o crescimento da empresa em longo prazo, se torna um investimento valioso para o empresário, e não somente um “mal necessário” para estar em dia com o Fisco. 

E posso garantir que o empreendedor que encontra um contador consultivo de confiança não troca essa parceria por nada. 

Por que oferecer o serviço de contabilidade consultiva aos seus clientes?

Contabilidade consultiva por que oferecer serviços aos seus clientes

Adotar a contabilidade consultiva é vantajoso tanto para o cliente quanto para a empresa.

Resumo abaixo os motivos para entrar nessa tendência. 

Qualidade nas entregas

Na contabilidade consultiva, as entregas têm muito mais qualidade e assertividade. 

Com a automação de tarefas, o escritório de contabilidade consegue organizar um grande volume de dados, acelerar rotinas e gerar relatórios completos em poucos cliques. 

Naturalmente, os clientes se surpreendem com os gráficos personalizados, obrigações entregues sempre dentro do prazo e atendimento exclusivo. 

Satisfação dos clientes

Historicamente, os empresários sempre enxergaram a contabilidade como um serviço burocrático e de pouca utilidade estratégica.

Com a contabilidade consultiva, essa visão mudou completamente e trouxe um novo status ao contador, que torna a parceria muito mais satisfatória. 

De acordo com a pesquisa Relação de Contadores com as PMEs, realizada pelo Sebrae, a grande maioria dos empresários gostaria de contar com serviços como planejamento tributário, recomendações para melhorar o negócio e relatórios de desempenho. 

Redução de custos

A automação de tarefas e uso da tecnologia também reduzem consideravelmente os custos do negócio

O escritório economiza com papelada, impressões, espaço de armazenamento e, principalmente, em horas de trabalho que podem ser usadas para funções mais estratégicas.

Vantagem competitiva

No mercado contábil, a abordagem consultiva é um diferencial importante para vencer a concorrência.

Com a expansão do setor, os contadores precisam se reinventar e aumentar o valor agregado dos serviços para conquistar clientes cada vez mais exigentes. 

Isso é especialmente importante em um cenário de digitalização da contabilidade, pois surgem cada vez mais competidores com serviços online. 

Como aplicar a contabilidade consultiva em seu escritório?

Contabilidade consultiva como aplicar em seu escritorio

Para aplicar a contabilidade consultiva, você terá que rever a estrutura, processos e ferramentas do seu escritório, além de adaptar o modelo ao seu segmento.

Vou ajudar com algumas dicas para iniciar a mudança:

  • Elimine de uma vez por todas o uso do papel no seu escritório (modelo paperless)
  • Adote soluções digitais que permitam a gestão do escritório contábil, compartilhamento de documentos digitais com os clientes e automação de rotinas fiscais, trabalhistas e societárias
  • Procure segmentar seu público e se especializar em determinados nichos para melhorar a qualidade da consultoria
  • Treine a equipe para oferecer consultoria e atender os clientes de forma personalizada
  • Amplie o portfólio de serviços com análises e diagnósticos em tempo real, planejamento tributário, apoio à gestão, entre outras soluções consultivas
  • Use canais de comunicação online eficientes para estar sempre disponível para os clientes, com opções como e-mail, chat e WhatsApp
  • Faça reuniões por videoconferência para agilizar o atendimento. 

Conclusão

Não tenho a menor dúvida de que a contabilidade consultiva é a tendência mais importante e o futuro do mercado – e espero que isso tenha ficado claro no artigo. 

Se você ainda não está por dentro dessa estratégia, tenho mais informações importantes para compartilhar. 

No curso “Como tornar a contabilidade um negócio extremamente lucrativo”, divido minhas experiências como contador consultivo e ajudo você a adotar a estratégia no seu escritório.

Então, garanta sua vaga e dê o primeiro passo para alcançar o sucesso no empreendedorismo contábil

Márcio Bento

Contador, CEO da Patrimonium Contabilidade, fundada em 2011. Já atendeu mais de 1.000 clientes em 23 estados, com 15 anos de experiência na área.

Criado e desenvolvido por Olah Comunicação Digital.